1- Enquadramento Legal da Educação Inclusiva, Pré-Escolar e Intervenção Precoce; (Decreto-Lei 54/2018; Lei 116/2019; Lei 5/1997 e OCEPE; e Decreto-Lei 281/2009); 4h00
Conceitos, definições e princípios do novo paradigma de Educação Inclusiva. Mudanças estruturantes e os seus impactos a nível organizacional e pedagógico;
Conceitos da Lei Quadro do Pré-Escolar e os princípios subjacentes nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar;
Aspetos relevantes da legislação de IPI e os objetivos do SNIPI;
2 - A intervenção precoce na infância e a sua relevância na promoção do desenvolvimento; 4h30
Fundamentos neurobiológicos do desenvolvimento (neuroplasticidade/período crítico/neurónios e sinapses);
Perspetiva biológica e sistémica do desenvolvimento (interação dinâmica e contínua entre o biológico e a experiência);
Neurodesenvolvimento infantil - típico/atípico (0-6 anos);
3 - As principais perturbações do neurodesenvolvimento;4h00
atraso global do desenvolvimento psicomotor/perturbação do desenvolvimento intelectual/perturbação da linguagem/perturbação do espectro do autismo e deficiências sensoriais (baixa visão/cegos e surdez);
Avaliação e intervenção pedagógica;
4 - Fundamentos e princípios da pedagogia de infância e suas implicações nas práticas educativas inclusivas; 4h00
O planeamento e a avaliação em ambientes inclusivos do pré-escolar;
A ecologia da sala do pré-escolar e participação da criança com desenvolvimento atípico;
Intervenções em contextos naturais e baseadas nas rotinas;
Barreiras à aprendizagem e à inclusão e a operacionalização de medidas no pré-escolar;
Construção e adaptação de materiais/recursos lúdicos/didáticos.
5 - Consultoria colaborativa em contextos de pré-escolar (famílias/educadores de infância) e Processos de transição facilitadores e de continuidade entre contextos educativos (pré-escolar/1º ciclo);4h00
Definição e desenvolvimento de objetivos e orientações comuns;
Transição do meio familiar, ou da creche, para o jardim de infância;
Transição do jardim de infância para a escolaridade obrigatório.
6 - Apresentação de Portefólios à turma (auto e heteroavaliação) -4h30
Registo de Acreditação: | CCPFC/ACC-112096/21 |
Destinatários: | Docentes de Educação Especial (GR910; 920; 930) Educadores de Infância (GR100) |
Modalidade: | Curso |
Duração: | 25 Horas |
Local: | Escola Básica e Secundária da Cidadela |
Regime de avaliacao: | |
Data de Realização da Ação: | 31 de maio a 15 de julho de 2021 |