39/2021 Práticas inclusivas em contextos de Pré-Escolar

1- Enquadramento Legal da Educação Inclusiva, Pré-Escolar e Intervenção Precoce; (Decreto-Lei 54/2018; Lei 116/2019; Lei 5/1997 e OCEPE; e Decreto-Lei 281/2009); 4h00

• Conceitos, definições e princípios do novo paradigma de Educação Inclusiva. Mudanças estruturantes e os seus impactos a nível organizacional e pedagógico;

• Conceitos da Lei Quadro do Pré-Escolar e os princípios subjacentes nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar;

• Aspetos relevantes da legislação de IPI e os objetivos do SNIPI;

2 - A intervenção precoce na infância e a sua relevância na promoção do desenvolvimento; 4h30

• Fundamentos neurobiológicos do desenvolvimento (neuroplasticidade/período crítico/neurónios e sinapses);

• Perspetiva biológica e sistémica do desenvolvimento (interação dinâmica e contínua entre o biológico e a experiência);

• Neurodesenvolvimento infantil - típico/atípico (0-6 anos);

3 - As principais perturbações do neurodesenvolvimento;4h00

• atraso global do desenvolvimento psicomotor/perturbação do desenvolvimento intelectual/perturbação da linguagem/perturbação do espectro do autismo e deficiências sensoriais (baixa visão/cegos e surdez);

• Avaliação e intervenção pedagógica;

4 - Fundamentos e princípios da pedagogia de infância e suas implicações nas práticas educativas inclusivas; 4h00

• O planeamento e a avaliação em ambientes inclusivos do pré-escolar; 

• A ecologia da sala do pré-escolar e participação da criança com desenvolvimento atípico;

• Intervenções em contextos naturais e baseadas nas rotinas;

• Barreiras à aprendizagem e à inclusão e a operacionalização de medidas no pré-escolar;

• Construção e adaptação de materiais/recursos lúdicos/didáticos.

5 - Consultoria colaborativa em contextos de pré-escolar (famílias/educadores de infância) e Processos de transição facilitadores e de continuidade entre contextos educativos (pré-escolar/1º ciclo);4h00

• Definição e desenvolvimento de objetivos e orientações comuns;

• Transição do meio familiar, ou da creche, para o jardim de infância;

• Transição do jardim de infância para a escolaridade obrigatório.

6 - Apresentação de Portefólios à turma (auto e heteroavaliação) -4h30


Informações:

Registo de Acreditação: CCPFC/ACC-112096/21
Destinatários: Docentes de Educação Especial (GR910; 920; 930) Educadores de Infância (GR100)
Modalidade: Curso
Duração: 25 Horas
Local: Escola Básica e Secundária da Cidadela
Regime de avaliacao:
Data de Realização da Ação: 31 de maio a 15 de julho de 2021

Anexos