Uma escola democrática e culturalmente significativa constrói-se em função de pressupostos curriculares e pedagógicos que garantam a inclusão de todos em projetos de aprendizagem bem sucedidos. À gestão burocrática e estereotipada opõe-se uma gestão contextualizada e flexível do currículo que potencie a possibilidade de se romper com o modo de ensino simultâneo, abrindo-se a possibilidade de novas práticas educativas que ocorram em espaços que promovam a cooperação entre os todos os alunos, a promoção da sua autonomia e a participação nas decisões quotidianas, aos mais diversos níveis. Nesse sentido espera-se que a escola se organize de forma a que a gestão do tempo possa romper com o pressuposto de que se deve ensinar tudo a todos como se todos fossem um só e cumpra a promessa de democratização do acesso ao conhecimento numa prática mais autónoma de gestão do currículo.
Nesta perspetiva, a diferenciação pedagógica passa a ser entendida como um pressuposto estruturante de uma ação pedagógica flexível e que tem em conta todos os alunos na relação com as tarefas de aprendizagem, que poderão ser diferentes quanto às suas finalidades e aos seus conteúdos, quanto ao tempo e ao modo de as realizarem, quanto aos recursos que se disponibilizam e/ou mobilizam e quanto às condições e aos apoios que lhes são oferecidos garantindo que todos possam aprender o máximo que lhe és possível, cumprindo a promessa que lhes fazemos quando se matriculam na escola.
Avaliação no contexto da autonomia e flexibilidade curricular
Entidade Promotora: | CENTRO DE FORMAÇÃO DE ESCOLAS DO CONCELHO DE CASCAIS |
Formadores: | Professora Doutora Ariana Cosme e Mestre Antonieta Lima Ferreira |
Data de Realização da Ação: | 13 de Setembro de 2018 |
Local de Realização: | Casa das Histórias Paula Rego |
Horas de Duração: | 3 |
Destinatários: | Professores do 2º e 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário (preferencialmente dos Agrupamentos de Carcavelos, Matilde Rosa Araújo, Alapraia e S. Domingos de Rana). |
Horário: | 10H00 - 13H00 e 14H30 - 17H30 |