34/2019 Práticas Pedagógicas Diferenciadas: Promoção do Sucesso Escolar

Sessões presenciais: 25 h

I – GESTÃO E FLEXIBILIDADE CURRICULAR RUMO À DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA (4 HORAS)

1. Conceptualização de educação e de currículo pelo sistema educativo

2. Da centralização programática à flexibilização curricular

2.1. O papel da escola e do docente na flexibilização curricular

2.2. Reconstruir e negociar os objetivos e conteúdos 

II – O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: QUESTÔES E DESAFIOS (4 HORAS)

1. Teorias construtivistas sobre a aprendizagem

1.1. Criação de ambientes construtivistas: O papel do professor

2. Inteligências múltiplas e estilos de aprendizagem

3. Aprendizagem significativa: Princípios e fundamentos

4. Aprendizagem cooperativa: Como colocar em prática

III – PEDAGOGIAS DIFERENCIADAS: REPENSAR PRÁTICAS DE SALA DE AULA (17 horas)

1. A Democratização do ensino

1.1. Dificuldades da escola da atualidade: A emergência das pedagogias diferenciadas

2. Concetualização de diferenciação pedagógica

2.1 Práticas de diferenciação pedagógica: Da teoria à prática

2.2. Princípios de Inclusão e de Equidade

3. Avaliação pedagógica diferenciada

3.1. Funções da Avaliação: Avaliação formativa e avaliação sumativa

3.2. A avaliação diferenciada num ensino diferenciado 

3.3. A avaliação contínua de regulação interativa

4. Os dilemas presentes na diferenciação pedagógica

Sessões de trabalho autónomo: 25 h

Total 50h


Informações:

Registo de Acreditação: CCPFC/ACC-91764/17
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Modalidade: Oficina
Duração: 50 Horas
Local: Agrupamento de Escolas de Cidadela
Regime de avaliacao:
Data de Realização da Ação: 3 de outubro a 28 de novembro de 2019

Formadores

Nenhum formador selecionado.

Inscrição