Sessões presenciais: 25 h
I GESTÃO E FLEXIBILIDADE CURRICULAR RUMO À DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA (4 HORAS)
1. Conceptualização de educação e de currículo pelo sistema educativo
2. Da centralização programática à flexibilização curricular
2.1. O papel da escola e do docente na flexibilização curricular
2.2. Reconstruir e negociar os objetivos e conteúdos
II O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: QUESTÔES E DESAFIOS (4 HORAS)
1. Teorias construtivistas sobre a aprendizagem
1.1. Criação de ambientes construtivistas: O papel do professor
2. Inteligências múltiplas e estilos de aprendizagem
3. Aprendizagem significativa: Princípios e fundamentos
4. Aprendizagem cooperativa: Como colocar em prática
III PEDAGOGIAS DIFERENCIADAS: REPENSAR PRÁTICAS DE SALA DE AULA (17 horas)
1. A Democratização do ensino
1.1. Dificuldades da escola da atualidade: A emergência das pedagogias diferenciadas
2. Concetualização de diferenciação pedagógica
2.1 Práticas de diferenciação pedagógica: Da teoria à prática
2.2. Princípios de Inclusão e de Equidade
3. Avaliação pedagógica diferenciada
3.1. Funções da Avaliação: Avaliação formativa e avaliação sumativa
3.2. A avaliação diferenciada num ensino diferenciado
3.3. A avaliação contínua de regulação interativa
4. Os dilemas presentes na diferenciação pedagógica
Sessões de trabalho autónomo: 25 h
Total 50h
Registo de Acreditação: | CCPFC/ACC-91764/17 |
Destinatários: | Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário |
Modalidade: | Oficina |
Duração: | 50 Horas |
Local: | Agrupamento de Escolas de Cidadela |
Regime de avaliacao: | |
Data de Realização da Ação: | 3 de outubro a 28 de novembro de 2019 |