Lista de tópicos
- Geral
- Sessão 1 - Apresentação
Sessão 1 - Apresentação
Capacitação Digital de Docentes, Nível 2
- Modalidade: Oficina de formação - 50h (25h presenciais + 25h trabalho autónomo)
- Formador: Paulo Gonçalves - pg@paulogoncalves.eu
- Regime: E-learning, com tarefas assíncronas e sessões síncronas
- Requisitos: Nível 2 no Check-in; acesso a computador e à Internet.
O trabalho presencial/síncrono (25h) da oficina desenvolve-se ao longo de 8 sessões.Cada sessão poderá decorrer em dois períodos distintos, com atividades em regimes síncrono e assíncrono (ambos com registo de assiduidade).O trabalho autónomo (25h) decorre entre a primeira e a última sessões presenciais da oficina, gerido de forma livre pelos formandos em função do seu projeto.- Destina-se a planificação, produção e desenvolvimento de estratégias e recursos de aprendizagem (e/ou de organização escolar), e respetiva aplicação no terreno – em contexto de aula e/ou de escola – bem como à aferição dos resultados desta e dos recursos produzidos.
- Esta concretização deve ser acompanhada de um registo capaz de sustentar, em fase subsequente, uma apresentação, análise e discussão dos resultados obtidos.
Regime de Avaliação da Ação
Programa de digitalização para as Escolas
Zoom meeting invitation - Reunião Zoom de Paulo Gonçalves
Entrar Zoom Reunião
https://us06web.zoom.us/j/82404250154?pwd=k4HNDkHYtAn2tatJURPIdqanOfdiCT.1
ID da reunião: 824 0425 0154
Senha: cfcascais
- Sessão 2 - Envolvimento Profissional - Trabalho Colaborativo
Sessão 2 - Envolvimento Profissional - Trabalho Colaborativo
Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores
- Neste forum, inicie um tópico, destacando dois aspetos do PTD que considere relevantes para a melhoria das práticas docentes. Fundamente as suas opiniões, sendo objetivo e sucinto.
- Comente a opinião de outro(s) colega(s), se possível sobre aspetos diferentes, ou discordantes, dos apresentados por si.
Link para o documento: Plano de Ação para a Transição Digital
Este fórum encerra às 23:59 do dia 26 de novembro de 2023. Após esta data, as opiniões e tópicos criados não serão considerados.
Link para a criação de Grupos de trabalho de 2 a 3 elementos para a realização das tarefas propostas nesta sessão.
Edite o documento e indique os vários elementos que farão parte do grupo criado.
Tendo como referência os documentos disponibilizados ou outra bibliografia relacionada com o tema, e a sua experiência no ensino, elabore uma reflexão crítica e autocrítica sobre as práticas colaboravas verificadas no Agrupamento de Escolas a que pertence(u).
Descreva, de forma sintética, como observa o trabalho colaborativo no seu AE em ambientes digitais (máximo 300 palavras).
Data limite para envio: 23:59 do dia 18 de dezembro de 2023. Após esta data, os envios não serão aceites, nem considerados.
- Sessão 3 - RED - Recursos educativos digitais
Sessão 3 - RED - Recursos educativos digitais
Tutoriais para apoio à elaboração de um e-book.
Decidir a temática a abordar
Distribuir tarefas interpares (podem manter os grupos anteriormente criados ou formar novos grupos de 2 a 3 elementos).
Editar e publicar um livro digital (Book Creator - https://app.bookcreator.com/; Canva - https://www.canva.com/pt_pt/criar/ebooks/; Venngage - https://pt.venngage.com/features/criar-ebook ou outra ferramenta/plataforma) contendo diversos tipos de dados (imagem, video, texto, audio ..etc).
Sugestões de consulta:
https://apoioescolas.dge.mec.pt/Ferramentas
http://recursoseducativosdigitais.blogspot.com/p/o-nosso-conceito-red.html
https://www.geekie.com.br/blog/recursos-digitais
- Sessão 4 - Metodologias Ativas e Hibridização do Ensino
Sessão 4 - Metodologias Ativas e Hibridização do Ensino
O que são Metodologias Ativas?
Os desafios para aplicar as Metodologias Ativas de Aprendizagem.
Os diversos modelos de blended learning.
Aplicação e casos práticos.
Procurar integrar e adequar os conceitos abordados nesta sessão, no desenvolvimento e implementação da atividade da sessão anterior (Edição e Publicação do livro Digital).
- Sessão 5 - Avaliação pedagógica: ferramentas e feedback
Sessão 5 - Avaliação pedagógica: ferramentas e feedback
Links para recursos e ferramentas de avaliação
- Sessão 6 - Capacitação dos Aprendentes
Sessão 6 - Capacitação dos Aprendentes
- Exploração de ferramentas digitais adequadas ao plano de desenvolvimento de uma atividade interativa .
- Editar e publicar a folha de planificação da atividade do trabalho autónomo.
- Publicar a folha de planificação em formato ".PDF"
- Iniciar a partilha do recurso digital em desenvolvimento
- Sessão 7 - Promoção da Capacitação Digital dos Aprendentes
Sessão 7 - Promoção da Capacitação Digital dos Aprendentes
Questionário de interpretação das questões relativas ao DigiCompEdu - N2 A
- Sessão 8 - Apresentação do Produto e Avaliação da Oficina
Sessão 8 - Apresentação do Produto e Avaliação da Oficina
Utilize este link para enviar o trabalho final com todos os recursos digitais (enviar todos os ficheiros num único ficheiro compactado - zip ou equivalente).
Pretende-se que a auto-avaliação seja feita de forma auto-crítica, consciente e baseada no desempenho ao longo do percurso da formação.
A assiduidade, nas sessões síncronas, deverá corresponder no mínimo, a 2/3 do tempo previsto para as respetivas sessões, não estando prevista a justificação nem a relevação de faltas.
As respostas às questões de atribuição de classificações deverão ter como base a seguinte escala de classificações de 1 a 10 valores, devidamente ponderada:
- EXCELENTE: de 9 a 10 valores
- MUITO BOM: de 8 a 8,9 valores
- BOM: de 6,5 a 7,9 valores
- REGULAR: de 5 a 6,4 valores
- INSUFICIENTE: de 1 a 4,9 valores